O laser indicando detalhes do relevo urbano.
|
AeroCidade® utiliza a tecnologia LiDAR, composta por um sensor que emite em direção à região-alvo pulsos de laser sequenciais no espectro infravermelho, medindo o tempo de emissão/retorno destes pulsos de modo a determinar a distância dos objetos no solo e, em consequência, sua altura.
Os modelos tridimensionais são extraídos da nuvem de pontos obtida com esta tecnologia, que têm densidade mínima e homogênea de 10 pontos por m² para toda a região do projeto, possibilitando grande detalhamento das estruturas urbanas. Esta nuvem, com bilhões de pontos georreferenciados e cotados, contém coordenadas E, N e Z e informações como ângulo de escaneamento, classificação, valor de intensidade e tempo de GNSS, entre outras. |
|
> Nuvem de Pontos LiDAR - NP
A NP possui todos os pontos válidos do perfilamento LiDAR e recebe uma série de tratamentos, como classificação dos pontos e remoção de ruído. A classificação da NP separa, basicamente, os pontos de terreno, vegetação e construção. Com a classificação da nuvem de pontos pode-se obter todos os demais produtos LiDAR.
> Modelo Digital de Superfície - MDS
Muito utilizado em estudos florestais e urbanos, linhas de transmissão e aviação, trata-se de um modelo de elevação gerado pela interpolação de toda a nuvem de pontos e que contém informações tridimensionais da superfície terrestre, assim como de todos os objetos nela presentes, permitindo identificar seus limites e altimetrias (terreno, edificações, vegetação, postes, torres, linhas de transmissão etc.).
> Modelo Digital de Terreno - MDT
Muito utilizado em estudos hidrológicos, mapas de solo e planejamentos regionais e urbanos, é um modelo de elevação gerado pela filtragem dos pontos classificados como terreno. Após a filtragem, os pontos são interpolados por meio de técnica de triangulação (TIN).
> Modelo Digital de Superfície Normalizado - MDSn
Trata-se de um modelo de elevação, gerado pela diferença altimétrica entre o MDT e MDS. Como resultado, é possível identificar as alturas dos objetos em relação ao solo e não mais suas altimetrias.
O MDSn é bastante utilizado em estudos florestais e urbanos, linhas de transmissão e aviação (busca por obstruções que podem impactar o tráfego das aeronaves). Através da figura abaixo, nota-se que a escala de valores ao lado direito representa a altura real dos elementos existentes na área.
> Imagem de Intensidade
É a imagem gerada pela interpolação dos valores de intensidade presentes em cada ponto LiDAR, que são transformados em escala de cinza, possibilitando determinar classes de objetos por meio de gradações desta cor.
|