A cartografia de São Paulo em seu mais alto nível: de cima.

AeroCidade® iniciou sua 1ª fase realizando a aerofotogrametria da cidade de São Paulo, obtendo imagens aéreas digitais com GSD de 0,10 metros (10 cm) para toda a área do município.

Para regiões com maior concentração de prédios, a captação de imagens foi executada com alta sobreposição longitudinal, de 80%, trazendo redundância no imageamento dos objetos da superfície e possibilitando gerar ortofotos verdadeiras (True Ortho) nos processos fotogramétricos.

Para regiões da cidade com menor densidade de prédios, o recobrimento fotogramétrico seguiu o padrão convencional de 60% de sobreposição.

Todas as fotos foram captadas com câmera aérea digital de grande formato, gerando imagens com resolução radiométrica de 12 bits, por meio de 8 câmeras: 4 pancromáticas, 1 Red, 1 Green, 1 Blue e 1 Infrared (infravermelho próximo). A combinação entre o que é captado pelo conjunto das 8 câmeras produz imagens de alta resolução espacial nessas 4 bandas espectrais distintas (RGB + Infrared).


> Ortofoto em composição de cores RGB

Por meio do processo de ortorretificação das fotos aéreas captadas são produzidas ortofotos, o que resulta em imagens corrigidas e georreferenciadas, possibilitando assim a extração de medidas planimétricas.




> Ortofoto em composição de cores IGB

Como no processo de cores RGB, com as fotos aéreas captadas são produzidas ortofotos por meio de ortorretificação, gerando imagens corrigidas e georreferenciadas que possibilitam extrair medidas planimétricas.

A diferença básica entre a ortofoto RGB e a IGB é a utilização, no 2º caso, de uma banda no espectro Infrared, o que permite dar destaque às áreas de vegetação.